a Igreja ” pela voz dos Papas ” tem assumido a sua responsabilidade pelos erros cometidos pelos seus membros ao longo dos tempos
a Igreja ” pela voz dos Papas ” tem assumido a sua responsabilidade pelos erros cometidos pelos seus membros ao longo dos temposNo final da celebração do ano Sacerdotal ontem, em Roma e perante cerca de 15 mil sacerdotes, Bento XVI pediu perdão pelos escândalos de pedofilia que envolveram elementos do clero, citando o abuso para com os mais pequenos. Também nós pedimos insistentemente perdão a Deus e às pessoas envolvidas, ao mesmo tempo que queremos prometer fazer todo o possível para que tal abuso nunca mais volte a suceder disse o Papa.
O porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa, que ouviu, em Roma, a mensagem do Papa, destaca a coragem de Bento XVI ao pedir perdão a Deus e às vítimas. a religião cristã é a religião da misericórdia e do perdão, tanto a misericórdia e o perdão que recebe de Deus, de Jesus Cristo, como também recebe daqueles que são ofendidos pela Igreja, disse à Rádio Renascença.
Embora aceitando a opinião do padre Manuel Morujão, nós, enquanto leigos, mas fazendo parte da mesma Igreja, entendemos que as palavras do Papa reflectem sobretudo a humildade que esta deverá assumir pelos seus próprios pecados. O Santo Padre disse Vemos hoje que não se trata de amor quando toleramos comportamentos indignos da vida sacerdotal. Estas palavras poderão ser entendidas não apenas para os padres, mas para toda a Igreja.
Cristo disse Venho trazer-vos um mandamento novo, que vos ameis uns aos outros é nestas premissas que a Igreja deve funcionar, toda a Igreja. No caso concreto da pedofilia, vemos que o encobrimento de actos indignos e prejudiciais à pessoa humana e à sociedade, não poderão ser tolerados pela Igreja, isso sim, é um acto de coragem que o Papa assumiu.
Nesta sociedade conturbada e pouco propensa a aceitar os valores do evangelho, é necessário que os portadores da palavra de Deus sejam claros na defesa dos mais fracos, pois foi por eles e para eles que Cristo deu a Vida. Se a Igreja necessita de renovação interior, o nosso dever é abraçar a causa e ir à luta, utilizando os dons que o Senhor nos deu, colocando-os ao seu serviço no amor ao próximo.