é um dos momentos mais ansiados da peregrinação das crianças ao Santuário. Trata-se do instante em que começa a ser distribuí­da a surpresa aos mais pequenos. Este ano não foi excepção
é um dos momentos mais ansiados da peregrinação das crianças ao Santuário. Trata-se do instante em que começa a ser distribuí­da a surpresa aos mais pequenos. Este ano não foi excepçãoNo centenário do nascimento da beata Jacinta, a surpresa foi um livro sobre a vida da vidente. a obra de 40 páginas, escrita em linguagem acessível para os mais novos, é da autoria de Maria Emília Carreira.
Nestas páginas encontram-se várias actividades, como jogos, propostos pelo padre José Pedrosa. O livro Jacinta, um coração de ouro conta ainda com ilustrações de Inês do Carmo.
O pai de Jacinta dizia acerca dela: tão boazinha que ela era, tão calma, tão delicada. Tinha um coração de ouro. O relato é relembrado pelo bispo da diocese de Leiria-Fátima, na nota introdutória do livro.
antónio Marto diz aos mais pequenos que Jacinta foi uma criança como muitos de vós, com os seus defeitos e virtudes. O prelado espera que a história da pequena vidente vos encante e vos ajude a ter um coração de ouro para tornardes melhor e mais belo o nosso mundo.
além do livro, cada criança recebeu um terço, de cores variadas, para rezar, tal como Jacinta fazia. Na contracapa da obra, encontra-se uma oração em que se pede a Deus para ter um coração grande e generoso e a seguir o seu exemplo, isto é, a ser oferta ao Teu amor.