«1. 000 famílias – O álbum de família do Planeta Terra» está patente até 30 de Junho de 2010, em Lisboa. a entrada é livre
«1. 000 famílias – O álbum de família do Planeta Terra» está patente até 30 de Junho de 2010, em Lisboa. a entrada é livre963 milhões de pessoas passam fome todos os dias. Mil milhões de pessoas vivem em bairros degradados. 1. 300 milhões de pessoas não têm acesso a cuidados médicos básicos. 2. 500 milhões de pessoas não têm acesso a serviços sanitários adequados. 20. 000 crianças morrem todos os dias. Estes são alguns dos números que traduzem a situação em que vivem milhares de milhões de pessoas, sem as condições que a dignidade humana impõe.
No ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social, a aministia Internacional (aI) Portuguesa quer mostrar o álbum de família do planeta Terra. Não obstante as diferenças de cor, raça, cultura, religião, hábitos, somos essencialmente iguais: todos somos humanos. Todos temos os mesmos direitos e os mesmos deveres, adianta a aI.
Na exposição 1. 000 Famílias, o fotógrafo alemão Uwe Ommer captou, entre 1996 e 2000, as diversas famílias do mundo. E, afinal, não somos assim tão diferentes. a mostra que tem corrido mundo, pode agora ser vista em Lisboa, na Praça do Império em frente ao Museu da Marinha.
São 100 fotografias seleccionadas de entre milhares. Encontramos elementos da tribo Masai, agricultores que esperam chuvas na Síria, a família de um imã de uma mesquita no Mali, plantadores de batatas na Colômbia e na Ucrânia, marinheiros de profissão no México; empregados de escritório no Brunei, membros da cultura amish, pessoas em migração, crentes de todas as religiões. Famílias, grandes ou pequenas.