O bispo de Viseu não se opõe ao fim de dois feriados religiosos: o Dia de Todos os Santos e do Corpo de Deus
O bispo de Viseu não se opõe ao fim de dois feriados religiosos: o Dia de Todos os Santos e do Corpo de Deus a proposta das deputadas independentes na bancada do partido Socialista que Fátima Missionária já noticiou, não merece oposição por parte de Ilídio Leandro. O projecto prevê a extinção de alguns feriados e a mobilidade de outros bem como a criação de um novo feriado, o Dia da família, a 26 de Dezembro.
a extinção do Dia de Todos-os-santos não é preocupação se isso acarretar uma melhor organização dos feriados, defende o bispo da diocese. Esse dia ficou comercializado, por isso não se dignifica o dia. E, se for menos comércio, menos negócio e mais reflexão estou de acordo, admitiu ao Diário de Viseu.
Quanto ao Dia do Corpo de Deus, Ilídio Leandro diz não haver inconveniente em ser extinto já que pode transitar para o domingo seguinte.
Para evitar ‘pontes’ e tornar mais produtivo o país, o dia 15 de agosto passaria para o dia útil mais próximo do fim-de-semana. O prelado gostaria que este feriado se mantivesse por estar já muito enraizado . À mudança do dia 8 de Dezembro para o dia útil mais próximo do fim-de-semana, o prelado não vê inconveniente que seja mudado, desde que se mantenha o feriado do dia da Padroeira de Portugal.
O dia de Carnaval, o dia 25 de abril (dia da Liberdade), 1 de Maio (dia do Trabalhador) e 10 de Junho (dia de Portugal) passariam a ser gozados nos dias úteis mais próximos do fim-de–semana. Esta medida daria origem a oito fins-de-semana de três dias.