285 mil pessoas que recebem ajuda do Banco alimentar contra a Fome, em Portugal. 33 por cento são crianças
285 mil pessoas que recebem ajuda do Banco alimentar contra a Fome, em Portugal. 33 por cento são crianças94 mil crianças são, em média, assistidas por dia pelos bancos alimentares. Um número que seria ainda maior se incluísse a Madeira, que não é abrangida pela rede. Porém, não há, em Portugal, dados concretos sobre a população infantil afectada pela fome, adianta o jornal de Notícias, na sua edição de hoje, 7 de Junho. Mais de 40 por cento são idosos e recebem ajuda diária.
Há situações de carência de todo o tipo , explicou a presidente da Confederação dos Bancos alimentares Contra a Fome. O aumento do desemprego, este ano, faz com que haja mais pedidos , adiantou Isabel Jonet ao JN. E há mais crianças a receber ajuda alimentar. Parte significativa das crianças assistidas é proveniente de famílias de imigrantes e, até, ilegais, salienta a responsável.
Explicações? O divórcio é um dos factores que causa pobreza, porque o orçamento de uma casa tem de dar para duas . Há casos de carências alimentares graves, já que muitas crianças só comem o que recebem dessas instituições, fazendo apenas uma refeição por dia.
além destes casos, há outros, os novos pobres . São pessoas que têm emprego e até um salário fixo, mas cujo rendimento não chega para cobrir as despesas . Nesta categoria, incluiu trabalhadores a recebido verde, outros afectados pela precariedade e aqueles que não conseguem pagar os créditos.