Mais de um milhar de petizes peruanos vão marcar presença numa iniciativa contra o trabalho infantil. O problema afecta 17 milhões entre os 5 e 17 anos, na américa Latina
Mais de um milhar de petizes peruanos vão marcar presença numa iniciativa contra o trabalho infantil. O problema afecta 17 milhões entre os 5 e 17 anos, na américa Latina a 10 de Junho, 1. 200 crianças da cidade de Puno vão participar numa marcha de comemoração do Dia Mundial da Luta contra o Trabalho Infantil. Este celebra-se, todos os anos, a 12 de Junho. O objectivo é consciencializar os cidadãos que a luta contra este problema social exige a participação de todos. Estima-se que, hoje,haja cerca de 320 mil petizes a trabalhar nessa região do sul do país; grande parte em minas. Em 2006, o número de crianças nessas condiçõesascendia a dois milhões em todo o Peru.
Em 2008, haveria 215 milhões de meninos e meninas trabalhadoras, em todo o mundo. Só a américa Latina conta com 17 milhões, entre os 5 e 17 anos. afecta em particular as comunidades mais pobres, e entre elas os indígenas. No Peru, cerca de 20% dos índios que trabalham na exploração do ouro têm entre 11 e 17 anos. Uma realidade que também se verifica em outros países do continente, como a Colômbia e o México. a Organização Internacional do Trabalho advertiu, recentemente, para o enfraquecimento do combate deste flagelo; os esforços conseguidos nos últimos anos são insuficientes.