Uma embarcação proveniente da Europa tentou descarregar lixo tóxico em território nigeriano. Um problema comum em países do oeste de África
Uma embarcação proveniente da Europa tentou descarregar lixo tóxico em território nigeriano. Um problema comum em países do oeste de Áfricaas autoridades nigerianas neutralizaram, estes dias, um navio que transportava lixo tóxico, no porto de Tin-Can, em Lagos. a tripulação é acusada de ter tentado descarregar, ilegalmente, substâncias de oito contentores nas águas territoriais da Nigéria, adianta a agência Misna. as autoridades marítimas do país africano tinham sido alertadas, em fins de Maio, pelas autoridades belgas do porto de anvers, de onde provinha a embarcação.
É a segunda tentativa do género no espaço de poucas semanas. Trata-se de um problema comum no continente africano. afecta em particular países mais pequenos e instáveis na região oeste de África, assim como a Somália, palco de um conflito armado há cerca de 20 anos. Em 2006, na sequência de um descarregamento de 528 toneladas de lixo tóxico em abidjan, na Costa do Marfim, morreram 16 pessoas e 95. 247 sofreram intoxicações.