Num tempo em que muito se fala sobre violência em meio escolar, há que saber lidar com alunos problemáticos. a escola tem um papel fundamental
Num tempo em que muito se fala sobre violência em meio escolar, há que saber lidar com alunos problemáticos. a escola tem um papel fundamental a escola é um elemento central na luta contra a violência e, em particular, na sua prevenção, na medida em que não pode deixar de ser vista desintegrada do mundo em que está inserida e que abrange o bairro, o município e o próprio distrito. Esta afirmação integra o documento final sobre as armas da violência do Observatório sobre a Produção, Comércio e Proliferação das armas Ligeiras da Comissão Nacional Justiça e Paz.
a violência familiar acaba por ter um grande impacto no relacionamento entre os alunos dentro da instituição. Muitos jovens e crianças acabam por expressar o que vêm em casa, quer na rua quer na escola. Trata-se de um problema para o qual a escola não pode fugir dado a sua importante função social. a falha ou a impossibilidade da família, que é a primeira instância socializadora, obriga a escola a lidar com alunos com referênciais sociais deturpados. Esta tem de estar aberta e acolher os problemas das suas crianças e jovens transformando-o nos seus. a escola deverá proporcionar um espaço de reflexão que envolva professores e alunos na solução dos problemas.
além dos conhecimentos que transmite aos seus alunos, a escola deve ter a preocupação de promover nos seus alunos o sentido de ser socialmente reconhecido, de pertença, da necessidade de se transformar em modelos para os outros jovens. a síntese da audição sobre as armas da violência do Observatório da Comissão Nacional Justiça e Paz aborda quatro pontos centrais. São eles a visão das vítimas, a visão da escola e dos mais jovens, a visão das forças de segurança e a visão das prisões e da reinserção social.