O Deus de Jacinta é um Deus que sofre. Mas será este Deus só dela?
O Deus de Jacinta é um Deus que sofre. Mas será este Deus só dela?Foi desta forma desafiante que José Carlos Carvalho lançou o tema, mas respondeu naturalmente quando frisou que o amor de Deus às criaturas pode ser sujeito ao sofrimento, mas isto não significa confundir o ser de Deus com o seu agir livre para com a humanidade. Na verdade, acrescentou, esse Deus de Jacinta é o nosso Deus.
Deus quis sofrer por nós e connosco Deus não pode padecer, mas pode compadecer-Se. a pequena Jacinta afirmou e viu o sofrimento de Deus. Não o explicou e explorou. afirmou-o e viveu-o, creu n’Ele por ser real.
a tradição da Igreja na sua reflexão teológica, também se enfrentou com este tema. Para a teologia o amor é a síntese do evangelho. Efectivamente a teologia cristã do amor tem como ponto de partida a Revelação divina do amor eterno do próprio Deus, à luz do qual ganham sentido os outros amores.
Esse é um amor único e irrepetível que une de uma só vezo ser e o ente, o Deus e o Homem. São mais as referências da Jacinta ao sofrimento do Filho Jesus, mas também encontramos um Deus atingido pelo nosso pecado, entristecido, um Deus que nós entristecemos e fazemos sofrer.