No segundo dia da visita apostólica a Chipre, o Pontífice disse que «ainda há muito a fazer no mundo» em relação ao diálogo entre as religiões
No segundo dia da visita apostólica a Chipre, o Pontífice disse que «ainda há muito a fazer no mundo» em relação ao diálogo entre as religiõesO Papa defendeu que o diálogo inter-religioso entre cristãos e muçulmanos é um trabalho de paciência. Só com um trabalho paciente é possível construir a confiança mútua, é possível superar o peso da história passada e as diferenças políticas e culturais entre os povos podem se tornar razão para trabalhar em uma compreensão mais profunda, afirmou o Sumo Pontífice, durante um encontro na escola Santo Maron de anthupolis, no bairro de Nicósia.
animo-os a favorecer a criação de tal confiança mútua entre cristãos e não-cristãos, como base para fundar uma paz duradoura, acrescentou o Santo Padre perante duas mil pessoas. Já na sexta-feira, no avião que o levou ao Chipre, Bento XVI já havia afirmado que é preciso ser capaz de dialogar com nossos irmãos muçulmanos e prosseguir este diálogo para uma coexistência ainda mais frutífera.