“ao vê-la, o Senhor Jesus compadeceu-se dela e disse-lhe: “Não chores!” … E depois de ter ressuscitado o filho dela, “entregou-o à mãe” (Lucas 7, 13. 15b)
“ao vê-la, o Senhor Jesus compadeceu-se dela e disse-lhe: “Não chores!” … E depois de ter ressuscitado o filho dela, “entregou-o à mãe” (Lucas 7, 13. 15b)O evangelho do X domingo leva-nos à aldeia de Naim, perto de Nazaré, na província da Galileia, a três quilómetros a sul do Monte da Transfiguração. a palavra Naim deriva provavelmente do hebraico na”îm e significa bonito. Diz-nos o evangelho que, ao entrar na aldeia, em companhia de grande número de pessoas, Jesus parou diante do funeral dum jovem que era filho único de sua mãe, uma viúva. ao vê-la, o Senhor compadeceu-se dela e disse-lhe: Não chores!’. Jesus ressuscitou o morto, e entregou-o à mãe. O povo rejubilou ao ver o milagre dizendo: Deus visitou o seu povo. Já no início do evangelho de São Lucas lemos esta expressão que se refere à visita salvífica de Deus ao seu povo, na pessoa do seu Filho Unigénito Jesus Cristo. Cantou Zacarias no seu Benedictus: Graças ao coração misericordioso do nosso Deus, que das alturas nos visita como sol nascente, para iluminar os que jazem nas trevas e na sombra da morte… (Lucas 2, 78-79).
Este facto do evangelho não deixa dúvidas acerca de quem é Jesus. É cheio de misericórdia e compaixão, e comove-se dizendo à mãe do jovem morto: Não chores!. É omnipotente, e tem poder total sobre a vida e sobre a morte ao ressuscitar o jovem. Mostra uma extrema delicadeza ao entregar o filho ressuscitado à mãe. E o povo reconhece na acção de Jesus a visita de Deus ao seu povo. Nós reconhecemos que também a nossa vida é participação na vida do Senhor Jesus ressuscitado. a nós, como ao jovem defunto, quantas vezes nos diz Ele: Eu te ordeno, levanta-te!. Sai da tua pobreza espiritual, da tua falta de confiança, das tuas doenças relacionadas com o pecado. Não chores, vou reanimar em ti a vida, a minha vida!
Quem pode contar o número de filhos que morrem continuamente, ao menos no espírito e na felicidade, pelos males da droga, de sequestros por guerrilheiros, como vítimas de cadeias de prostituição; ou que, sendo ainda crianças, são obrigados a lutar como soldados em tantas causas injustas!? Quantos corações generosos que fazem tudo o que podem para ressuscitar’ estas vítimas para lhes oferecerem uma nova oportunidade, uma folha nova no livro da vida, no Livro de Deus! À nossa volta, mortes e prantos despedaçam os corações de tantos homens e mulheres. a todos nós, Cristo oferece a oportunidade de nos colocarmos no seu lugar para dizer às vidas atribuladas: Não chores!… Levanta-te, pois o Senhor quer visitar-te com a abundância da sua vida, com toda a felicidade que para ti ele criou’. Só quem segue Jesus de perto é capaz de cabalmente olhar de frente e compreender a vida e a morte nesta terra como prenúncios da nossa vida sem fim no banquete do Cordeiro, na casa do Pai.