a educação foi um dos pontos em destaque no primeiro painel do Congresso, «Compaixão como encontro». Em causa, estão os adultos de amanhã e o futuro da sociedade portuguesa
a educação foi um dos pontos em destaque no primeiro painel do Congresso, «Compaixão como encontro». Em causa, estão os adultos de amanhã e o futuro da sociedade portuguesaManuel Freitas Gomes falou sobre as instituições educadoras, família, escola, e sobre a tipologia da educação. Para o psiquiatra, amar é fazer o outro feliz no respeito pelas suas diferenças. Deus é demasiado grande para nos criar iguais, fez-nos diferentes. Isso é que é a beleza da criação, afirmou. amar a diferença é o grande projecto educacional.
Na educação, as relações humanas são essenciais. a família, enquanto primeiro grupo de aprendizagem, é determinante na formação das crianças, adultos de amanhã. Consoante a atitude tomada, pode gerar pessoas saudáveis e capazes ou, pelo contrário, seres frustrados e inseguros. a demissão da família do seu papel de educadora é um dos mais graves problemas da sociedade actual, considerou.
a escola autocrática, com uma atitude severa e autoritária, passou a ser lúdica, assumindo uma posição branda, onde se verifica a ausência de regras, explicou o psiquiatra. Reconhece que há professores muito bons, mas não deixa contudo de dirigir algumas críticas à classe. Em relação ao papel dos professores, Isabel Jonet, presidente do Banco alimentar contra a Fome acrescentou: aquilo que mais podemos transmitir são os valores. E é sobretudo o respeito pelo outro naquela que é a sua diferença que vai trazer o respeito por nós próprios também. E foi isso que os professores se demitiram de ensinar.
Mãe de uma grande família afirma: Cada filho ensina-nos muita coisa se nós quisermos aprender. Mas nós também podemos ensinar e educar, com regras. O que se perdeu em Portugal, na educação, foram as regras. Toda a gente se demitiu daquilo que é o seu papel, explicou Isabel Jonet. aquilo que nós estamos a transmitir às crianças é que o mundo é fácil. E o mundo não é fácil, é difícil. E na vida nada se consegue sem esforço, como mostra Jacinta que andava no monte a guardar ovelhas.