Logótipo do congresso apresenta a silhueta da pastorinha representada em contraste com o astro que mais admirava
Logótipo do congresso apresenta a silhueta da pastorinha representada em contraste com o astro que mais admirava a lua, de que a Jacinta tanto gostava e dizia ser a candeia de Nossa Senhora, ocupa um lugar de destaque, representado também as aparições de Nossa Senhora, explica o autor da imagem. O congressoJacinta Marto: Do encontro à compaixão , que se realiza de 4 a 6 de Junho, possui mais de 400 inscritos.
No logótipo aparecem três estrelas, atrás da figura de Jacinta, em representação das três aparições do anjo, salienta Rui Mendes. Um caminho a azul mais forte e outro cor de prata, ligam o céu à terra e sugerem o encontro. É esse caminho que a Jacinta também percorre, esclarece.
a mais nova dos três pastorinhos encontra-se em atitude de entrega e compaixão. Tem os pés na terra e o olhar em Deus, com o coração nas mãos, entrega-se completamente através dos sacrifícios e da oração, em reparação ao Imaculado Coração de Maria e ao Sagrado Coração de Jesus, e também pela conversão dos pecadores.
Esta imagem surge na sequência da que foi escolhida para o congresso do Francisco realizado em 2009, por ocasião do centenário do nascimento de Jacinta. Em 2010 perfazem cem anos que a beata, aquela que mais rezava pelo Santo Padre, nasceu. Neste ano, o Santuário de Fátima vive o tema Reparte com alegria, como a Jacinta.