“Eu sou o Pão vivo que desci do Céu, diz o Senhor; quem dele comer viverá eternamente. E o pão que eu darei, é a minha carne pela vida do mundo” (João 6,51-52)
“Eu sou o Pão vivo que desci do Céu, diz o Senhor; quem dele comer viverá eternamente. E o pão que eu darei, é a minha carne pela vida do mundo” (João 6,51-52)Para muitos dos grandes analistas do trabalho dos meios de comunicação dos Estados Unidos da américa do Norte, o gesto mais significativo teve lugar durante o funeral do presidente J. F. Kennedy, quando o seu filhinho fez continência ao caixão onde ia o corpo de seu pai. a festa do Corpo de Cristo leva o crente a fazer e a viver gestos-sinais de fé e adoração do grande mistério da presença real do Senhor Jesus na Eucaristia. Estar presente a alguém, a algum acontecimento, pode ter vários significados. Um deles seria estar perto de, em conversação, por exemplo, com uma pessoa amiga. Estar presente pode também ter o significado de estar dentro de alguém ou de alguma coisa. Desta forma, um bebé ainda não nascido está presente no seio de sua mãe, pois está dentro do seio dela.
a presença real de Cristo na Eucaristia quer dizer que a eucaristia, a hóstia consagrada, é o próprio Cristo: o corpo, o sangue e a alma de Jesus Cristo unidos à sua divindade. O corpo ressuscitado, portanto vivo, do Senhor Jesus.
Pouco existe na Bíblia tão amplamente afirmado como esta verdade (cf. João 6, 22-59). Não só afirmado, mas assim literalmente compreendido pelos presentes ao que Jesus afirmou na sinagoga de Cafarnaúm, no dia depois de ter multiplicado os pães para uma grande multidão (ver versos 52, 60, 66). Na Eucaristia, Cristo está presente como estava presente no seio de Maria desde o momento da incarnação do Verbo. Surge logicamente uma pergunta e a sua respectiva resposta, a este grande sacramento da Eucaristia: Qual deve ser a atitude do crente diante de tão admirável verdade e amabilidade de Cristo para connosco? Para o grande orador, que foi Bossuet, a única atitude lógica é de joelhos’, fisicamente ou no íntimo do próprio espírito de cada um. Quer dizer, a atitude da adoração. Foi esse o comportamento do anjo na Loca do Cabeço de Fátima: prostrar-se por terra em adoração tão intensa que a sua testa tocava no chão. E é interessante ver como o contemplativo Francisquinho, pastorinho de Fátima, imitava mais tarde o anjo, prostrando-se por detrás dos montes de pedra do Cabeço.
Em Portugal, como em outras áreas da terra, alastra actualmente a adoração ao Santíssimo Sacramento organizada por paróquias, grupos de fiéis e outras entidades. É consolador que sempre se ajuntam mais devotos a tão grande verdade. aprender e praticar os ensinamentos de Cristo e da Santíssima Trindade, como nos disse o anjo e a Virgem em Fátima, ajudará a humanidade a resolver as terríveis situações em que se encrava o homem quando esquece a sua origem e os seus deveres para com o seu Criador e Salvador, preferindo impor a lei do seu orgulho, especialmente aos mais pequenos’ e anónimos que pouca ou nenhuma influência têm no regulamento da vida das sociedades.
Como nos mostra a oração do anjo na Loca do Cabeço em Fátima, a máxima adoração à Santíssima Trindade consiste em oferecer-lhe o Corpo, o Sangue, a alma e a Divindade de Cristo, como rezou e nos ensinou o anjo na admirável oração à Santíssima Trindade no Cabeço, em Fátima. ao Deus-Trindade, ao Deus-Homem-Eucaristia, a nossa adoração e a nossa sincera acção de graças.