Um grupo de 125 sacerdotes encontra-se em Fátima para provar da espiritualidade da cidade santuário. Deveriam seguir para Roma, mas surgiram dificuldades inesperadas
Um grupo de 125 sacerdotes encontra-se em Fátima para provar da espiritualidade da cidade santuário. Deveriam seguir para Roma, mas surgiram dificuldades inesperadas a viagem foi preparada pela Direcção Nacional das Obras Católicas’, estrutura da Conferência Episcopal da Costa do Marfim. O objectivoé seguir para Roma para o encerramento do ano Sacerdotal. Contudo, um problema inesperado com os recursos monetários disponíveistorna isso incerto.
O porta-voz do grupo da Costa do Marfimrecusa-se a dar esclarecimentos sobre o sucedido, mas não deixa de afirmar os sentimentos que em conjunto experimentaram. Estamos mesmo muito felizes por ter participado nesta peregrinação. Pela primeira vez, os sacerdotes das várias dioceses daCosta do Marfim encontram-se no Santuário de Fátima, apesar de muitos cidadãos do país africano visitarem o altar do Mundo, todos os anos.
Enquanto padres, vivemos momentos fabulosos, espiritualmente, e regressamos com alegria no coração mesmo que o nosso objectivo não seja atingido, explica Mobio Basile. Encaramos o facto de forma espiritual. Nós pensamos que talvez seja o que Deus quis: nós impregnarmo-nos desta espiritualidade de Fátima. Talvez seja suficiente para a nossa missão.
De Fátima destaca vários aspectos, mas diz-se particularmente impressionado com a fé dos europeus. Vimos pessoas a rezar, todos os dias. Fazem-nos crer que a fé desapareceu na Europa, mas aqui descobrimos europeus que rezam, vindos de toda a parte. a fé continua viva. Destes dias em Fátima, onde se encontram desde 25 de Maio, o porta-voz do grupo realça ainda o facto de se realizaram celebrações eucarísticas em vários idiomas. Cada língua intervém. Vivemos a missa.