2. 815 casos de negligência e o abandono de crianças e jovens foram registados no segundo semestre de 2009. São 72 por cento dos casos do ano passado
2. 815 casos de negligência e o abandono de crianças e jovens foram registados no segundo semestre de 2009. São 72 por cento dos casos do ano passadoOs casos de maus tratos psicológicos correspondem a 12 por cento do total. Os maus tratos físicos e os abusos sexuais figuram em segundo lugar, com sete por cento dos casos. Os dados divulgados por ocasião deste dia mundial da criança são noticiados pela rádio TSF .
39 por cento dos casos foram enviados para as comissões de protecção de crianças e jovens em risco. Para tribunal ou para o Ministério Público foram remetidos 10 por cento das situações. Os técnicos que trabalham nestas situações dizem precisar de mais horas disponíveis para este trabalho. Sentem ainda a falta de formação mais específica, por exemplo, na área jurídica.
a maior parte dos casos está concentrada na área das administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e do Norte. O relatório ressalva, no entanto, que este dado não é representativo da incidência por regiões: resulta da capacidade de oferta de cuidados.
Os números podem aumentar, a partir do momento em que uma das vertentes do programa nacional estiver em marcha, ou seja, uma aplicação informática que vai permitir ter uma perspectiva, explica o coordenador da Comissão de acompanhamento da acção para Crianças e Jovens em Risco. Vasco Prazeres sublinha que esta avaliação que está a ser feita é assumidamente grosseira, porque os instrumentos de medida que temos ainda não estão suficientemente afinados.