Na região do Sahel, a insegurança alimentar pode aumentar perigosamente. a queda registada na produção de cereais e criação de animais é assustadora
Na região do Sahel, a insegurança alimentar pode aumentar perigosamente. a queda registada na produção de cereais e criação de animais é assustadoraEm algumas zonas, a situação alimentar é muito preocupante. Mais de 10 milhões de pessoas podem passar fome. Os números actuais da produção cerealífera são assustadores, em relação ao ano de 2008, adianta a agência Fides, citando relatóriosinternacionais. No Chade, a queda foi de 34 por cento; no Níger, 30 por cento, na Mauritânia, 24 por cento, e no Burkina Faso, a produção caiu em 17 por cento. a produção de alimentos para os animais, no Níger, também desceu bastante: 62%. Em alguns países, a taxa de mortalidade bovina foi elevada.
Se os números sãopreocupantes, as previsões também não são melhores. adiminutaprodução, aliada ao elevado preço dos produtos alimentares, aumenta em muito o risco de desnutrição. No Níger, receia-se que 2,7 milhões de pessoas venham a precisar de ajuda alimentar e 5,1 milhões de pessoas enfrentem insegurança alimentar. Para o Chade e Mauritânia, as previsões não são muitomelhores.