85. 4 por cento da população auxiliada pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa vive abaixo do limiar da pobreza
85. 4 por cento da população auxiliada pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa vive abaixo do limiar da pobreza a maioria da população activa apoiada pela instituição, 57. 3 por cento está desempregada. apenas 26. 1 por cento dos auxiliados estão empregados, mas auferem rendimentos mensais abaixo dos 400 euros.
as conclusões fazem parte de um estudo da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) apresentado. O objectivo era aprofundar os perfis das pessoas que se socorriam daquela entidade, pessoas que por definição necessitavam de apoio e de políticas sociais, explicou Isabel Guerra, à agência Lusa. a autora do estudo afirmou que todas as medidas governamentais de retirada de direitos, principalmente os não contributivos, só vai agravar a situação, causando um aumento destas situações.
Voltemos aos números. O valor do limiar de pobreza relativa situa-se nos 406 euros. a média de rendimentos da população auxiliada pela SCML tem rendimentos de 285 euros por mês. Mesmo aqueles que têm emprego e são apoiados conseguem arrecadar cerca de 332 euros por mês.