“Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.como era no princípio, agora e sempre”. Deus é um Deus comunitário, família divina, comunidade de amor
“Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.como era no princípio, agora e sempre”. Deus é um Deus comunitário, família divina, comunidade de amorCelebramos a festa da Santíssima Trindade, a festa que melhor nos explica quem é o nosso Deus. É único. a sua vida íntima é-nos explicada, no dogma que celebramos, de uma maneira que todos os seres humanos podem entender. O nosso Deus tem uma vida, digamos assim, pluralista’. É um Deus em Três Pessoas iguais e distintas, entre as quais circula a mesma essência e sustento da sua vida (e da vida de tudo o que foi criado): o amor. O Deus-Trindade que tudo criou, que mantém tudo em vida, o Deus em quem e por quem nós vivemos, nos movemos e existimos, como diz São Paulo.
Celebrar esta festa quer dizer dar glória a este Deus-amor, que tudo criou por nosso amor; que tanto nos amou e ama; que entregou o seu Filho Jesus à morte para nos salvar (João 3,16). Deus que enviou a cada um de nós o seu próprio Espírito para assim morar dentro de nós. a Ele deve todo o ser humano reconhecer como Deus e a Ele deve dar glória. a glória é um dos objectos mais cobiçados pelo ser humano. Todos temos fome e sede de glória; ela faz parte da nossa maneira de ser. Para receber glória gastam-se oceanos de dinheiro; fazem-se sacrifícios incríveis; destrói-se a o bom-nome de muitas outras pessoas; matam-se milhões de seres humanos. Quantos portugueses, por exemplo, gostariam de ser sepultados no Mosteiro dos Jerónimos ou no Panteão Nacional, ou em esplêndidos monumentos nos cemitérios! Quem não desejaria que o seu nome figurasse na placa do nome duma rua, dum museu, dum campo de futebol, dum aeroporto, duma cidade ou mesmo uma aldeia, ou numa enciclopédia!
Dar glória ao Deus-Trindade tem de fazer parte do pão-nosso de cada dia. até mesmo o anjo em Fátima nos disse por meio dos Pastorinhos para de tudo oferecermos um sacrifício a Deus. Uma oração que nos pode ajudar neste ponto é tirada do Glória da Missa. Diz ela: Senhor, nós vos louvamos, nós vos bendizemos, nós vos adoramos, nós vos glorificamos, nós vos damos graças pela vossa imensa glória. É, num sentido, a profissão-de-fé-oração mais realista e completa que podemos fazer à Santíssima Trindade. É muito simples: Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio agora e sempre. Ámen. Na verdade, é esta a melhor confissão ou credo sobre a existência de Deus. Um Deus em Três Pessoas iguais e distintas: Deus-Trindade, Deus-Família, Deus-amor. Que prazer saboreá-la cada cristão muitas vezes por dia!