a diocese de Leiria-Fátima foi surpreendida com a notícia que um padre que esteve ao serviço da diocese está agora preso preventivamente por pedofilia
a diocese de Leiria-Fátima foi surpreendida com a notícia que um padre que esteve ao serviço da diocese está agora preso preventivamente por pedofiliaFoi com grande surpresa e profunda consternação que a diocese de Leiria-Fátima tomou conhecimento, pelos meios de comunicação social, dos factos de que é acusado o padre Marcin Strachanowski, ocorridos no Brasil, na região de Rio de Janeiro, adianta a diocese, em comunicado.
O sacerdote polaco esteve ao serviço no Santuário de Fátima, entre Junho de 2007 e Junho de 2008, como capelão, prestando assistência religiosa aos peregrinos de língua polaca e portuguesa. Durante este período não houve queixas relativamente ao seu comportamento, nem suspeitas ou indícios relacionados com a situação agora vinda a público, salienta a diocese. O documento enviado aos jornalistas sublinha que também não era do conhecimento dos responsáveis diocesanos que no seu passado tivesse havido situações do género das agora vindas a público.
O padre de 44 anos, é suspeito de ter abusado sexualmente de um jovem há três anos. Na altura o jovem teria 14 anos e era sacristão. Na denúncia do Ministério Público, o jovem também acusa o padre deenviar mensagens eróticas pela internet e de tê-lo ameaçado de morte casodenunciasse o ocorrido. a polícia informou que o padre católico utilizava a internet para aliciar menores e ainda para a troca de imagens pornográficas.
O bispo de Leiria-Fátima, antónio Marto considera que o comportamento do sacerdote foi absolutamente inaceitável e sem qualquer desculpa e espera que a verdade seja conhecida, de modo a que Marcin Strachanowski seja responsabilizado pelos actos de que for considerado culpado. O prelado espera ainda que o padre tenha uma oportunidade para recompor a sua vida pessoal e encontre o necessário equilíbrio psíquico e a coerência com os valores cristãos.