O director do Museu de arte Sacra e Etnologia de Fátima foi uma das 1. 500 personalidades que reuniu com o Santo Padre, a 12 de Maio, durante o encontro do Pontífice
O director do Museu de arte Sacra e Etnologia de Fátima foi uma das 1. 500 personalidades que reuniu com o Santo Padre, a 12 de Maio, durante o encontro do PontíficeBento XVI conquistou os portugueses pela sua simpatia, simplicidade e coragem face ao programa bastante preenchido durante a sua visita a Portugal, afirma Gonçalo Cardoso. alguns dias depois desta visita, em jeito de balanço, o responsável do museu dos missionários da Consolata aponta a empatia surpreendente após cada intervenção.
Do encontro em que participou, o jovem director guarda na memória, do discurso de Bento XVI, a abertura da Igreja e respeito pela cultura tendo o Pontífice mostrado vontade de diálogo. aliás, o Santo Padre frisou a importância da Cultura para construir uma cidadania mundial, em que não só se constate a diversidade cultural, mas que as pessoas aceitem a existência da cultura do outro, recebendo também ensinamentos dela, tornando-se pessoas mais ricas e completas.
Gonçalo Cardoso destaca a emoção e admiração que sentiu pelo Santo Padre, neste encontro por ficar demonstrada a importância que a Ciência e a Cultura têm para a sociedade actual. Foi arrepiante ver uma plateia bastante heterogénea do ponto de vista da fé e religião, completamente rendida a Bento XVI e aplaudindo-o de pé, confessa.
a mensagem que Bento XVI deixou aos especialistas no Centro Cultural de Belém, depois do cineasta Manoel de Oliveira ter usado da palavra, incentivará a aproximação da Igreja e da Cultura, a um maior respeito e abertura de ambas as partes, considera o director do MaSE. No espaço deste museu coexistem harmoniosamente diversos objectos de diferentes povos e culturas, desde épocas recuadas até à contemporaneidade. assim deve ser o mundo, com um diálogo intercultural, de respeito e conhecimento profundo de cada cultura, sublinha.