a África é «prioridade absoluta» para a organização das Nações Unidas. O Dia de África, celebrado a 25 de Maio, é símbolo de união dentro do continente
a África é «prioridade absoluta» para a organização das Nações Unidas. O Dia de África, celebrado a 25 de Maio, é símbolo de união dentro do continenteTeve início hoje, 25 de Maio, a Semana de África, organizada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura – UNESCO. O evento decorre até 28 de Maio e tem por tema central o pana africanismo. Foca-se em particular em dois pontos: a aproximação entre culturas e o papel da juventude.
Estão previstas uma série de manifestações, conferências e exposições em Paris, capital francesa e onde está sedeada a organização. Os vários eventos funcionam como uma amostra dos vários projectos da organização a favor do desenvolvimento africano. Recentemente, a directora, Irina Bokova, afirmou que o continenteé uma prioridade absoluta da organização.
a 25 de Maio, celebra-se do Dia de África. Marca os 47 anos da criação da Organização da Unidade africana. Em 1963, mo mesmo dia, 32 chefes de estado africanos reuniram-se em addis abeba, capital da Etiópia, afirmando a sua oposição à subordinação a que o continente esteve sujeito durante séculos. O dia é representativo do sentimento de unidade e solidariedade a que se aspirava.