Um fenómeno que não pode ser esquecido. além da insegurança alimentar, associada aos problemas climáticos, há que contar ainda com o aumento dos conflitos
Um fenómeno que não pode ser esquecido. além da insegurança alimentar, associada aos problemas climáticos, há que contar ainda com o aumento dos conflitosEspecialistas do Grupo Banco africano de Desenvolvimento alertam para as graves consequências que as alterações climáticas podem ter num futuro próximo. Mais conflitos, mais violência, informa a agência de notícias africana, Panapress. É o que poderá suceder no continente na sequência da desvalorização de determinadas áreas, hoje densamente povoadas. Devido aos problemas climáticos, e em particularà falta de água, estas tornar-se-ão menos desejadas e até inabitáveis.
Calcula-se que as terras áridas e semi-áridas aumentem de 60 para 90 milhões até 2020. Em alguns países africanos, a produção agrícola, directamente dependente dos níveis de pluviosidade, poderá diminuir em 50 por cento. Entre 75 a 250 milhões de pessoas irão ter dificuldadesnos recursos hídricos disponíveis. a falta de água vai aumentar a procura de terras cultiváveis e, consequentemente, o número de pessoas a migrarem para o conseguirem. as deslocações em massa não controladas poderão dar lugar a mais conflitos.
Contudo, enquanto que para a zona austral e do norte de África se prevê um aumento das dificuldades no acesso à água, para a região oriental e ocidental deverá verificar-se uma diminuição desses problemas. Em relação ao risco de inundação, prevê-se que o número de pessoas ameaçadas por esse problema possa aumentar vertiginosamente: de um milhão, em 1990, para cerca de 70 milhões em 2080.