Em África, a crise oferece oportunidades para criar boas bases para o crescimento económico. é preciso apostar mais na agricultura, avança um relatório sobre crescimento sustentável e desemprego
Em África, a crise oferece oportunidades para criar boas bases para o crescimento económico. é preciso apostar mais na agricultura, avança um relatório sobre crescimento sustentável e desempregoÁfrica deve investir na criação de empregos dignos e colocar esse objectivo no centro da sua política macro-económica. Este é o caminho para que possa alcançar os Objectivos do Milénio e erradicar a pobreza, defende o Relatório Económico sobre África-2010, divulgado recentemente.
a crise financeira actual oferece oportunidades aos países africanos de estabelecerem boas bases para o crescimento económico. Para isso, é necessário investir na modificação das infra-estruturas. O representante da Comissão Económica das Nações Unidas para África aponta para uma necessária alteração na distribuição dos recursos financeiros. Para Nagdi Farahat, seria necessário apostar mais na agricultura e menos no petróleo e minerais.
O documento adianta que o crescimento médio das empresas do continente desceu em mais de dois por cento. De perto de 5 por cento, em 2008, passou para 2,4, em 2009. O preço das matérias-primas também diminuiu, no passado ano, mas deverá recuperar ainda em 2010.