«Foi uma verdadeira festa da alegria, da fé, da convivialidade», afirmou o bispo de Leiria-Fátima
«Foi uma verdadeira festa da alegria, da fé, da convivialidade», afirmou o bispo de Leiria-Fátimaantónio Marto salientou que ao longo destes três dias, viveu-se na cidade um clima de espiritualidade, contagiante. O prelado considerou ainda que a cidade acolheu bem esta festa sui generis, singular, original, que vai para além do simples divertimento.
Na homilia da Eucaristia de encerramento da Festa da fé que decorreu em Leiria, no final da tarde, às centenas de fiéis, o bispo diocesano manifestou a sua alegria e gratidão pelo modo como decorreu esta festa.
Estamos numa sociedade que vive um certo desencanto e até uma certa depressão de quem perdeu a confiança, algo que é preciso recuperar, defendeu o prelado. No domingo de Pentecostes, e com a presença da imagem de Nossa Senhora de Fátima na celebração (a primeira vez que a imagem da Capelinha visita Leiria), antónio Marto assinalou a sua capacidade de atrair e arrastar a multidão, tendo dado um tom familiar e de ternura à Festa da fé. O bispo referiu-se depois ao papel do Espírito Santo que nos sacode para tirar da inércia, da preguiça. Ele actua no coração de cada homem e cada mulher. No final da Eucaristia, os fiéis, escuteiros e três bandas filarmónicas acompanharam Nossa Senhora em procissão pela cidade até à igreja de Santoagostinho, onde se fez a despedida.