O Ser é a receita para o futuro desta sociedade. é preciso potenciar os «recursos não monetários» afirmou Bagão Félix
O Ser é a receita para o futuro desta sociedade. é preciso potenciar os «recursos não monetários» afirmou Bagão FélixO economista defendeu a necessidade de transpor para a sociedade aquilo que deverá existir nas famílias e não se mede em dinheiro. Trata-se da partilha, capacidade de dar ao outro, disponibilidade, assinalou, durante a sessão comemorativa do dia do município de Leiria.
O antigo ministro da Segurança Social apontou o princípio da subsariedade, como forma de resolver problemas. Se pudermos resolver em casa, não resolvamos na autarquia, referiu, apontando alguns exemplos. Não estejamos a desperdiçar energias, aconselhou.
Bagão Félix assinalou que, hoje em dia, ao contrário de algumas decadas atrás, a pobreza não é apenas de insuficiência de recursos ou pobreza monetária, é também, a pobreza de oportunidades. E um país com 60 mil jovens desempregados licenciados é pobreza para eles e para o país, sustentou.
Para além desta pobreza há outras, como a solidão. Há gente com dinheiro que vive sozinha , vivem sem afecto que é outra forma de pobreza. Logo, algumas formas de pobreza podem ser mitigadas com recursos, mas as outras formas de pobreza não dependem de dinheiro, dependem de nós.