Bento XVI recebeu participantes da assembleia plenária anual subordinada ao tema« Testemunhas de Cristo na comunidade Política»
Bento XVI recebeu participantes da assembleia plenária anual subordinada ao tema« Testemunhas de Cristo na comunidade Política»O Papa defendeu que, embora a formação técnica dos políticos não faça parte da missão da Igreja, compete-lhe porém dar um juízo moral mesmo sobre coisas que dizem respeito à ordem política, quando tal é exigido pelos direitos fundamentais da pessoa e pela salvação das almas, utilizando sempre e apenas os meios conformes ao Evangelho e ao bem de todos. O Pontífice lembrou ainda que cabe aos leigos testemunhar a presença de Cristo na vida pessoal e familiar, social, cultural e política. a fé permite ler de modo novo e profundo a realidade, transformando-a, assinalou.
O Santo Padre salientou, também, que há necessidade de políticos autenticamente cristãos, mas antes ainda de leigos que sejam testemunhas de Cristo e do Evangelho na sociedade civil e política. Numa sociedade onde o relativismo cultural e o individualismo utilitarista e hedonista vigoram enfraquece a democracia e favorece-se o domínio dos poderes fortes. Para alterar esta situação há um conjunto de atitudes e acções que se impõem: Recuperar uma autêntica sabedoria política e ser exigente no que diz respeito à própria competência. aos leigos aconselhou ainda a mostrarem-se abertos a todo o autêntico diálogo e colaboração, tendo presente que a política é também uma complexa arte de equilíbrio entre ideais e interesses.