“Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Do seu coração hão-de brotar rios de água viva. assim falava Jesus do Espírito que havia de dar aos seus discípulos
“Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Do seu coração hão-de brotar rios de água viva. assim falava Jesus do Espírito que havia de dar aos seus discípulos Muitas vezes é o Espírito Santo chamado Água Viva, especialmente no Novo Testamento. É fácil compreender a razão para tal expressão: sem água, pouco nasce e/ou medra. até mesmo a criança no seio da mãe está envolvida nas águas’. É extraordinário ver como a água, sempre a mesma, ajuda as plantas a produzirem flores e frutos diferentes. O mesmo acontece com a pessoa que aceita e vive’ desta Água, o Espírito Santo. Em cada membro da Igreja, o mesmo Espírito de Deus produz dons diferentes, complementares uns aos outros, como bem podemos ver, por exemplo, no caso do marido e da sua esposa. E assim, a um cristão o Espírito dá uma abundância de alegria; a outro um dom superior de bem interpretar os acontecimentos à luz da história da salvação; este recebe uma super-abundância de paciência, aquele uma capacidade de melhor compreender o que significa o sofrimento; e assim por diante.
À guisa de exemplo, no dia de São José, 19 de Março deste ano, os jovens de Portugal escreveram a Bento XVI acerca da sua vinda à nossa terra. Disseram-lhe os jovens: Nós acreditamos que é nossa missão sermos, tal como os pastorinhos de Fátima, verdadeiros portadores da bondade e da alegria de Deus e de Nossa Senhora… Esta [é uma] grande alegria que nos fará incendiar corações com a palavra de Cristo…comprometemo-nos a ser esperança, de que a sociedade tantas vezes sente falta, e a ser uma fonte de luz no mundo actual. Não é difícil vermos a água viva do Espírito ditar estas decisões aos jovens da nossa pátria. E o seu compromisso foi alegremente aceite pelo Vigário de Cristo que lhes disse: Obrigado pelo testemunho jubiloso que prestais a Cristo, eternamente jovem… Os pastorinhos de Fátima, com a ajuda de Nossa Senhora, aprenderam a ver a luz de Deus nos seus corações e a adorá-la na sua vida… Que a Virgem Maria vos alcance a mesma graça e vos proteja.
Nos nossos dias, águas pantanosas, vindas de muitas origens, invadem o íntimo dos corações de tantos de nós. São águas que não produzem flores de beleza nem frutos de bondade; águas que produzem desvios perigosos, mortais mesmo, para tantos indivíduos e sociedades. Mais forte do que todas essas águas pantanosas é a presença do Espírito de Deus em nós, o Espírito que nos sugere o bem e nos dá a força de o pormos em prática, tal como fez em Maria de Nazaré. Que sorte para a Terra de Santa Maria, se esta visita do Papa nos der um maior desejo prático de encher toda a nossa vida do Espírito do Senhor – o Espírito Santo que é o Senhor que dá a vida. Que bênção, se os jovens da nossa terra, com a colaboração e o exemplo de todos os adultos, tomarem o cântico de Maria, o Magnificat, como pista jubilosa para viverem a sua vida e para ensinarem e comunicarem aos outros a sua alegria cristã. Concedei, Senhor, aos vossos fiéis os dons do Espírito Santo, para que Ele nos transforme interiormente e crie em nós um coração novo, agradável a vossos olhos e dócil à vossa vontade.