Um problema que rouba uma fase muito importante da vida a muitos africanos.com a infância, perdem também a capacidade sonhar e oportunidades de se desenvolverem
Um problema que rouba uma fase muito importante da vida a muitos africanos.com a infância, perdem também a capacidade sonhar e oportunidades de se desenvolveremO combate ao trabalho infantil registou magros progressos, um pouco por todo o mundo, menos na África Subsariana. aí, o problema além de subsistir cresce. Em 2004, havia 49 milhões de crianças e jovens africanos a trabalhar; em 2008, o número aumentou para 58 milhões. Hoje, no centro e sul de África, uma em cada quatro crianças trabalha, revela a revista Jeuneafrique.com.
O sector que emprega mais crianças e jovens, em África, é a agricultura. Há que ter ainda uma atenção especial às formas dissimuladas de trabalho. O problema do trabalho infantil está enraizado na pobreza, considera Constance Thomas. Para a directora do programa destinado a abolir o fenómeno, é necessário assegurar a escolaridade das crianças, um trabalho decente para os adultos e o apoio social a famílias mais vulneráveis.
a nível mundial, em quatro anos, a redução foi de apenas três por cento. O Escritório Internacional do Trabalho não se satisfaz com uma tão discreta evolução. Devemos amplificar a nossa rede de acção e passar para velocidade superior, declara Juan Somavia, num relatório lançado recentemente. O director do órgão explica: a recessão económica não pode ser desculpa para reduzir as nossas ambições ou justificar a nossa inacção.