a intervenção precoce na infância no alentejo valeu o reconhecimento da Organização Mundial de Saúde. Prémio é entregue em Genebra, hoje, 20 de Maio
a intervenção precoce na infância no alentejo valeu o reconhecimento da Organização Mundial de Saúde. Prémio é entregue em Genebra, hoje, 20 de MaioO programa acompanha actualmente 2. 400 crianças, dos zero aos seis anos, e suas famílias. Um trabalho que já abrange os 47 concelhos do alentejo e que, é importante para o desenvolvimento global das crianças apoiadas, afirma a presidente da administração Regional de Saúde do alentejo.
Esta rede permite referenciar, logo na maternidade ou antes do nascimento , uma criança com deficiência ou problemas de desenvolvimento. O objectivo é garantir apoio especializado tão cedo quanto possível , salienta Rosa Matos, à Lusa. a grande mais valia é que a criança é ‘trabalhada’ no seio da família e da escola , para que, desde muito cedo, se sinta integrada nos seus contextos de vida e a sua deficiência ou atraso não sejam motivo de rejeição, mas antes que aprenda a viver com esse problema , explicou a responsável.
O prémio da Organização Mundial de Saúde ao programa implementado em 2000, é entregue hoje, na capital suíça, por ocasião da 63a assembleia Mundial da Saúde. Em 2006 foi considerado como exemplo de boas práticas a nível nacional. Tem o valor de 15 mil euros.