«Verdadeiro acto pascal, esta visita do Santo Padre deixou-nos mensagens e orientações»
«Verdadeiro acto pascal, esta visita do Santo Padre deixou-nos mensagens e orientações»Envolvidos pelo júbilo autenticamente pascal que constituiu a visita de Sua Santidade Bento XVI a Portugal, manifestamos gratidão ao povo português por ter correspondido de modo notável à mobilização para conhecer de perto o Sucessor de Pedro, celebrar com ele os mistérios da fé, escutar a sua mensagem de esperança, afirma a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP). Numa mensagem dirigida ao povo português, os bispos agradecem a riqueza, gestos e palavras de Bento XVI, garantindo que vão dar sequência nos nossos projectos pastorais às mensagens e orientações do Pontífice.
as interpelações lançadas aos vários sectores da vida pastoral merecem cuidadosa atenção e serão acolhidas no modo de repensar e estruturar a Igreja, no incentivo inovador da caridade, na valorização missionária e nas propostas de uma cultura credível e convincente, salienta a CEP.
Na assembleia Plenária extraordinária de Junho, os prelados darão a conhecer algumas linhas orientadoras, como itinerário sinodal proposto para repensar a pastoral em termos de uma unidade nacional, sem prejudicar as particularidades de cada diocese. além disso continuaremos durante o próximo ano a revisão da acção pastoral da Igreja em Portugal. Deste trabalho surgirá, até finais de 2011, um programa pastoral como resposta aos novos desafios característicos da mudança civilizacional que estamos a viver.