Maria do Rosário Carneiro e Teresa Venda deputadas independentes no Grupo Parlamentar do Partido Socialista querem ver instaurado o feriado do «Dia da família» a 26 de Dezembro
Maria do Rosário Carneiro e Teresa Venda deputadas independentes no Grupo Parlamentar do Partido Socialista querem ver instaurado o feriado do «Dia da família» a 26 de DezembroO aparecimento deste novo feriado, um dia depois do Natal, surge incluído num pacote que aponta para a abolição de dois feriados e o gozo de outros dois em dias mais próximos do fim-de-semana. assim, a proposta das deputadas propõe a eliminação de dois feriados religiosos: Corpo de Deus (móvel e comemora-se 60 dias após a Páscoa) e Todos os Santos (1 de Novembro) e dois civis: 5 de Outubro e 1 de Dezembro.
Não se trata da redução do número de feriados passíveis de serem gozados por ano, uma vez que se consagra a mobilidade de alguns feriados quando coincidam com o fim-de-semana, mas antes imprimir ao tecido empresarial português maior competitividade permitida, desde logo, pela melhoria substancial da capacidade de planificação do desempenho da economia portuguesa, explicam.
No documento a que o jornal i alude, as deputadas defendem que estas medidas visam equiparar o país em relação às economias europeias que estão entre os 10 países mais competitivos do mundo. além disso pretende-se atingir um número de dias de feriados públicos próximos de Espanha (10).