«O Santo Padre pôde dar as grandes mensagens que de certo modo lhe haviam sido solicitadas e que eram esperadas pela Igreja portuguesa», afirma o director da Sala de imprensa da Santa Sé
«O Santo Padre pôde dar as grandes mensagens que de certo modo lhe haviam sido solicitadas e que eram esperadas pela Igreja portuguesa», afirma o director da Sala de imprensa da Santa SéEm jeito de balanço, da visita de quatro dias a Portugal, Frederico Lombardi manifesta a satisfação como a viagem decorreu. O Papa ficou muito impressionado, muito contente e confortado. além do encontro com o mundo da Cultura e da Pastoral Social, o Santo Padre sentiu o afecto dos peregrinos. Esta viagem mais ampla, mais prolongada, possibilitou grandes massas, permitiu a presença a um grande número de pessoas, refere o sacerdote jesuíta. Bento XVI gostou e diria que é um facto que demonstrou também a vitalidade da Igreja, a vitalidade da fé simples, mas viva da Igreja portuguesa, e é, portanto, um grande sinal de esperança para a Igreja que caminha, salienta.
Em Fátima, o Pontífice disse que a mensagem de Fátima não está ainda concluída. a frase fez correr mundo, através da imprensa internacional. a profecia de Fátima, na perspectiva do Papa, significa ter aprendido a ler os eventos da nossa história à luz da fé, ou seja, sob o olhar de Deus, que segue a Igreja e a humanidade a caminho. Ou seja, estimula a um compromisso e à acção, segundo os critérios do Evangelho. Essa é uma mensagem profética que continua sendo de grande actualidade e o será no futuro, explicou ainda Frederico Lombardi.