a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa vai lançar no final do mês uma campanha inédita, de acolhimento familiar para pessoas idosas ou adultos com deficiência. acolhedores receberão 622 euros por mês
a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa vai lançar no final do mês uma campanha inédita, de acolhimento familiar para pessoas idosas ou adultos com deficiência. acolhedores receberão 622 euros por mêsEsta iniciativa é uma estratégia de resposta para pessoas com perda de autonomia, em isolamento ou com insuficiente apoio familiar, explica a subdirectora da acção Social da Santa Casa, ao Diário de Notícias. a situação pode ser permanente ou transitória. Há 321 mil idosos a morar sozinhos em Portugal. Na maioria, mulheres viúvas.
anabela Sousa refere que o projecto visa evitar a institucionalização dos mais velhos. É preferível incluir um idoso numa família e não numa instituição. No seio familiar terá um acompanhamento mais personalizado, viverá num ambiente mais afectivo e estará mais próximo das rotinas diárias, salienta.
Os idosos a adoptar já estão referenciados, sendo as famílias de acolhimento a candidatar-se para acolher um. Têm de cumprir requisitos rígidos e aceitar o compromisso de participar em acções de formação contínuas. Temos de nos certificar de que quem acolhe os idosos são pessoas idóneas, responsáveis, com estabilidade familiar e capacidade afectiva e económica, sublinha a responsável da Santa Casa. Procuramos pessoas com sentido de solidariedade e responsabilidade social, sensíveis à problemática do envelhecimento e da deficiência, enumera anabela Sousa.