Todos dizem que a visita de Bento XVI foi um sucesso. Também eu o afirmo, mas a partir de hoje há mais trabalho e mais responsabilidade. O Papa convocou todos os católicos para uma missão alargada
Todos dizem que a visita de Bento XVI foi um sucesso. Também eu o afirmo, mas a partir de hoje há mais trabalho e mais responsabilidade. O Papa convocou todos os católicos para uma missão alargadaForam vários e insistentes os apelos para que todos se sentissem envolvidos na acção missionária da Igreja nas próprias dioceses, paróquias ou comunidades. O cristão é, na Igreja e com a Igreja, um missionário de Cristo enviado ao mundo. Esta é a missão inadiável de cada comunidade eclesial: receber de Deus e oferecer ao mundo Cristo ressuscitado, para que todas as situações de definhamento e morte se transformem, pelo Espírito, em ocasiões de crescimento e vida.
Neste campo não háninguém que não tenha que fazer mais alguma coisa: Temos de vencer a tentação de nos limitarmos ao que ainda temos, ou julgamos ter, de nosso e seguro: seria morrer a prazo, enquanto presença de Igreja no mundo, que aliás só pode ser missionária, no movimento expansivo do Espírito.
Depois recalcou a ideia que já João Paulo II tinha averbado na encíclica Redemptoris Missio sobre a missão da Igreja quando declarou que o campo da missão ad gentes apresenta-se hoje notavelmente alargado e não definível apenas segundo considerações geográficas; realmente aguardam por nós não apenas os povos não-cristãos e as terras distantes, mas também os âmbitos sócio-culturais e sobretudo os corações que são os verdadeiros destinatários da actividade missionária do povo de Deus.
Mais do que os lugares geográficos são os corações os destinatários da actividade missionária. Corações que se têm que voltar para Deus, que todos procuram, mesmo que não o digam. Rematou no final do seu discurso que a missão não é nossa. Ela tem origem divina: tudo se define a partir de Cristo, quanto à origem e à eficácia da missão: a missão recebemo-la sempre de Cristo, que nos deu a conhecer o que ouviu a seu Pai, e somos nela investidos por meio do Espírito na Igreja.como a própria Igreja, obra de Cristo e do seu Espírito, trata-se de renovar a face da terra a partir de Deus, sempre e só de Deus!.
E a invocação final foi para Nossa Senhora, que esteve no centro das suas atenções e na sua oração durante estes últimos dias: Que Ela vos ajude a fazer de vós mesmos um sim livre e pleno à graça de Deus, para poderdes ser renovados e renovar a humanidade pela luz e a alegria do Espírito Santo. Sem esta renovação interior de cada pessoa não há missão que resista.
a impressionante moldura humana que também no Porto acolheu e ouviu em silêncio o Santo Padre é uma promessa para o futuro.com a colaboração de todos, para que tudo o que se viveu nestes dias não fique esquecido, mas se torne pão para as nossas vidas.
Obrigado, Santo Padre, e boa viagem para outros serviços apostólicos.