Jesus disse aos seus discípulos antes da ascensão: “Ide por todo o mundo, ensinai todos os povos… e sereis minhas testemunhas até aos confins da Terra”
Jesus disse aos seus discípulos antes da ascensão: “Ide por todo o mundo, ensinai todos os povos… e sereis minhas testemunhas até aos confins da Terra”Tendo cumprido a sua missão de Salvador da humanidade, Jesus Filho de Deus volta ao seio da Santíssima Trindade. Mas a sua obra tem de prosseguir na terra até ao fim dos séculos. Por isso Ele preparou os seus apóstolos para continuarem a sua missão de Redentor.como Ele próprio disse, veio para que todos tenham a vida e a tenham em abundância(João 10,10). Essa vida recebe-se aceitando a pregação do Evangelho, que é para todos. Nas palavras de Jesus aos apóstolos: Ide, fazei discípulos de todos os povos, baptizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo e ensinando-os a cumprir tudo quanto vos tenho mandado (Mateus 28, 19-20).
a ascensão é, por assim dizer, o elo que une o trabalho salvífico de Cristo durante a sua vida terrena – em que ele construiu as bases da Igreja – à obra evangelizadora da Igreja através dos séculos. Este desenvolvimento do trabalho da salvação chegará à sua plenitude quando Cristo vier de novo para entregar ao Pai o Reino preparado por Ele e pela sua Igreja. a alma, a energia para cumprir esta missão é o Espírito Santo do Pai e do Filho, que desceu sobre os apóstolos e Maria Santíssima no Cenáculo, e que sem cessar continua a invadir a Igreja e cada um dos seus membros. Todos os membros da Igreja são evangelizadores de primeira classe. alguns recebem de Deus a comissão particular de servirem a comunidade dos fiéis como bispos, sacerdotes, diáconos, catequistas, missionários, mas todos formam o coro dos apóstolos aqui na terra, todos devem pregar e mostrar ao mundo, pela própria vida, as Bem-aventuranças aos fiéis destinadas por Cristo.
Todos nós conhecemos exemplos de evangelizadores em toda a parte onde mora a Igreja que nós somos. Nestes dias mais recentes fomos testemunhas em Portugal, especialmente na Terra da Senhora de Fátima, de muitos destes membros activos da Igreja de Cristo: aqueles e aquelas que, aqui e em toda a nossa terra e pelo mundo além, seguiram de coração aberto e generoso a pessoa e a mensagem do papa Bento XVI. Sabemos bem como os três pastorinhos de Fátima, Lúcia, Jacinta e Francisco, levantaram bem alto a bandeira da pregação do Evangelho: desafios, estes, que nos ajudam a intensificar a nossa participação no melhoramento da vida da humanidade.
Não deve diminuir a nossa decisão de colaborarmos com Cristo na Igreja a rejeição planeada por certos círculos que mesquinhamente fazem todos os esforços por condenar à morte a Igreja: o mesmo foi feito a Cristo. Mas, em vão: três dias depois lá estava Ele, para sempre, na sua nova vida de ressuscitado. Conforte-nos a presença do seu Espírito Santo e o cumprimento contínuo da sua promessa: Eu estarei sempre convosco até ao fim dos tempos (Mateus 28,20). E a Virgem Santa Maria, como Mãe que é da Igreja e de cada um de nós, estará sempre muito pertinho do coração de todos os seus filhos e filhas.