Bento XVI partiu a horas previstas para o Porto, deixando um rasto de saudade e emoção, entre os fiéis. Em termos de segurança correu «muito bem»
Bento XVI partiu a horas previstas para o Porto, deixando um rasto de saudade e emoção, entre os fiéis. Em termos de segurança correu «muito bem»Às 7h30 horasda manhã, umas centenas de pessoas já se encontravam junto do estádio municipal de Fátima, para se despedirem do Santo Padre. Dois helicópteros jáestavamno heliporto;autoridades civise militares aguardavam a suachegada.
antónio Moldão confirma que a operação correu bem, sem imprevistos. Faltava pouco para seguirem para Porto, onde a chegada estava prevista para as 9h30da manhã. Espero queà nossa chegada esteja, já, um banho de multidão. Para que as pessoas sintam que sua Santidade está a chegar e depois para que o Papa possa apreciar do ar o tal banho de multidão, explicou o tenente-coronel e piloto do helicóptero, em que seguiu Bento XVI, antes de partir.
Cerca de 300 guardas republicanas estiveram presentes, à chegada e partida do Sumo Pontífice, em Fátima, para assegurar a segurança. Uma missão que levou meses a ser preparada, mas que correu muito bem. Felizmente, mesmo da parte da população, temos tido um bom feedback e portanto estamos bastante satisfeitos como tudo correu, explicou o major, Henriquearmindo, à Fátima Missionária.
Às 8h30, chega Bento XVI. De dentro do Papa-móvel, sauda as pessoas uma última vez, antes de partir. À hora prevista, o helicóptero descola. as centenas de fiéis presentes fixam o céu azul e agitam bandeiras coloridas e lenços brancos, em tom de despedida, até o perderem de vista. Quisemosvir dizer-lhe adeus, explicavam alguns. Eu tinha que me despedir, afirma Lucília Silva, no caminho de regresso. Gosto muito dele. Tinha uma ideia diferente do Papa, mas agora fiquei muito agarrada a ele. No futuro, estará mais atenta a tudo que se passar com o Santo Padre que lhe transmitiu muito carinho e muito calor humano, disse a cidadã de Fátima.