Pouco depois das 8h, e depois de ter tirado uma fotografia com os funcionários do Santuário, Bento XVI partiu rumo ao heliporto
Pouco depois das 8h, e depois de ter tirado uma fotografia com os funcionários do Santuário, Bento XVI partiu rumo ao heliportoNa rua, junto à Casa Carmo, dezenas de pessoas esperavam que o Papa passasse. Polacos, espanhóis, portugueses, um pequeno grupo de irlandeses estavam já estrategicamente colocados junto ao percurso que o papamóvel iria efectuar. Um pouco alheado do acontecimento, um espanhol questiona um elemento da GNR sobre a segurança que ali se verifica e sobre a hora em que Bento XVI iria passar.
O Pontífice sorriu, acenou aos muitos que o quiseram ver pela última vez, no caminho que o levaria até ao heliporto, no estádio municipal de Fátima. alguns ainda correram atrás do papamóvel para o tentar ver ainda uma outra vez. E depois de muito correr, alguns conseguiram alcançá-lo. Logo depois da sua passagem, algumas das grades de segurança do percurso foram retiradas. No Santuário, uma funcionária varre o lixo do chão da Capelinha das aparições, enquanto que já se vêm, no recinto, vários sacos cheios de lixo. No final desta visita, ainda se vê passar o helicóptero onde viaja o Papa até ao Porto.
Enquanto, vários funcionários começam a desmontar as telas gigantes e cabos utilizados para as transmissões, aos pés de Nossa Senhora, algumas pessoas rezam. Outras aproveitam ainda para captar uma imagem da Senhora de Fátima com a rosa de ouro, entregue por Bento XVI, a 12 de Maio. Fátima volta agora a regressar ao seu habitual movimento.