Cerca de 300 mil pessoas estiveram em Fátima, na missa deste 13 de Maio. Peregrinos, de todo o mundo, exprimiram a sua felicidade e dizem «sim gostamos dele»
Cerca de 300 mil pessoas estiveram em Fátima, na missa deste 13 de Maio. Peregrinos, de todo o mundo, exprimiram a sua felicidade e dizem «sim gostamos dele»Às nove horasda manhã, pelas ruas de Fátima, já havia muita agitação; peregrinos apressados caminhavam para o Santuário, outros de carro ainda procuravam por estacionamento, tarefa difícil nestes dias. Por volta das 10h, começa a Santa Missa na esplanada do Santuário, com o recinto repleto de gente; outros, aindado lado defora, a tentar entrar. Bandeiras coloridas marcam presença, em nome das centenas de grupos de diversas nacionalidades presentes na celebração religiosa.
Exprimimos o nosso apoio ao nosso Papa, pois ele precisa dele e pediu-nos muito para rezar. Portanto, estamos felizes por estar perto dele, para lhe dizer que rezamos por ele, que confiamos nele. Ele dá-nos muita esperança e a nós, também, fortifica-nos estar aqui, afirma uma religiosa, à Fátima Missionária. O grupo de 54 pessoas, que integra,viajou durante dois dias, de autocarro, para poder estar em Fátima; com os aviões não puderam contar. Foi muito duro, mas rezamos muito para que Portugal aproveite bem esta visita e que tenha frutos, explicou a irmã Rose Marie, da Família Missionária de Nôtre Dame, dazona de Paris.
Perto do meio-dia, muitos peregrinos começam a sair. Membros da Guarda Nacional Republicana esforçam-se por manter a ordem. Repetem, vezes sem conta, aos fiéis menos obedientes: Não podem ficar aqui. Ou entram ou saem. Já falta pouco para verem o Papa de perto. Horas de espera para a grande maioria. Manuel Monteiro aguarda desde as quatro da manhã por esse momento. a maneira deleTem muita paciência. Será um bom Papa, afirma o cidadão de 74 anos, vindo do Porto.
Bento XVI saúda os fieís, que respondem com fortes aplausos e gritos de alegria. Viva o Papa!, grita um grupo de jovens portugueses com muito energia. a missa termina. Olhares muito atentos, de todos os lados, estudando minuciosamente o local por onde o Santo Padre vai passar. a segurança é apertada. Minutos antes, as autoridades soltam cães polícias, num último controlo ao local. E finalmente, chega o momento tão esperado por centenas e centenas de pessoas. O Papa passa, saúda os fiéis e despede-se com um olhar carinhoso. Uma emoção grande. Quase parece que lhe tocamos, afirma uma peregrina que andou quatro dias para chegar a Fátima. É muito diferente do que parece na televisão. É mais natural, diz Rosa Soares, de 51 anos.