Por volta das 23 horas, teve início a celebração eucarística, presidida pelo Cardeal Secretário de Estado, Tarcí­sio Bertone, na esplanada do Santuário de Fátima
Por volta das 23 horas, teve início a celebração eucarística, presidida pelo Cardeal Secretário de Estado, Tarcí­sio Bertone, na esplanada do Santuário de Fátimaaos peregrinos, o cardeal lembrou o apelo do Santuário, Reparti com alegria coma a Jacinta, no centenário do nascimento da vidente de Fátima. Para pessoas minadas pelo orgulho como nós, não é fácil tornar-se como as crianças, alerta. Jesus Cristo adverte: Se não vos converterdes e não vos tornardes como as crianças, não entrarei no Reino dos Céus. Portugal, não te resignes a formas de pensar e de viver que não têm futuro, porque não assentam na sólida certeza da Palavra de Deus, do Evangelho, afirmou Tarcísio Bertone.
Por fim, o cardeal terminou com um apelo aos peregrinos de Fátima: Fazei que o Céu seja sempre o horizonte da vossa vida. Explicou: Disseram-vos que o Céu pode esperar mas enganaram-vos. a voz que vem doCéu não é como estas vozes que fazem lembrar a lendária sereia enganadora que adormecia as suas vítimas antes de as precipitar no abismo. E Fátima lembra que o Céu não pode esperar, concluiu, no fim da homilia.