Uma grande salva de palmas marcou a entrada de Bento XVI. Foi correspondida com um sorriso do Santo Padre
Uma grande salva de palmas marcou a entrada de Bento XVI. Foi correspondida com um sorriso do Santo PadreUma nova salva de palmas fechou a intervenção do Papa ao mundo da Cultura. Depois várias personalidades do mundo da Cultura e da ciência, representantes das várias confissões religiosas cumprimentaram o Sumo Pontífice.
O diálogo é hoje uma prioridade do mundo, ao qual a Igreja não se subtrai, afirmou o Santo Padre aos 1. 500 convidados deste encontro. O Pontífice referiu ainda que a convivência da Igreja tem de ser feita com respeito por outras verdades ou verdade dos outros, numa alusão às outras confissões religiosas.
Bento XVI apontou ainda a existência de um conflito entre tradição e presente e que isso se traduz na crise da verdade. E deixou um alerta: Um povo que deixa de saber qual é a sua verdade fica perdido no labirinto da História e do tempo.
Para uma sociedade composta na sua maioria por católicos e cuja cultura foi profundamente marcada pelo cristianismo, é dramático tentar encontrar a verdade sem ser em Jesus Cristo, alertou o Sumo Pontífice. E reforçou a ideia que proclamar a verdade é um serviço que a Igreja presta à sociedade. aos artistas deixou um convite: Fazei coisas belas, mas sobretudo tornai as vossas vidas lugares de beleza.