O primeiro dia da visita de Bento XVI a Portugal já deu para entender que a sua presença entre nós será uma verdadeira bênção
O primeiro dia da visita de Bento XVI a Portugal já deu para entender que a sua presença entre nós será uma verdadeira bênçãoNão é uma visita de um qualquer chefe de Estado. Traz dentro de si uma mensagem rica de esperança e de solidariedade para todo o povo português. Para todos, independentemente da sua fé e religião, vai a minha saudação amiga, com um pensamento particular para quantos não podem vir ao meu encontro. Foi a primeira nota de universalidade.
Vem cheio de coragem, não só para confirmar os seus irmãos na fé, mas também para indicar a todos os caminhos de Deus, que Nossa Senhora já há tantos anos apontou em Fátima. Venho como peregrino de Nossa Senhora de Fátima. ainda dentro do avião, referindo-se à situação da Igreja, afirma a perenidade e actualidade da mensagem de Fátima, quando diz que a maior perseguição à Igreja não surge dos inimigos que estão fora, mas nasce do pecado dentro da Igreja. Por isso, a Igreja tem uma profunda necessidade de reaprender a penitência, de aceitar a purificação. Numa palavra, precisamos de reaprender o essencial, que é a conversão, a oração e a penitência.
Vem dar uma esperança nova a Portugal, atingido, por uma crise sem precedentes. Mas avisa-nos que a crise é mais do que financeira – é também uma crise de valores. Põe o dedo na ferida e alerta os poderes públicos e os economicistas para verem mais longe e ajudarem a Europa a sair desta crise.
Vem para que Portugal nação fidelíssima, não perca as suas raízes. a ida ao Mosteiro dos Jerónimos, donde partiram os portugueses para a descoberta de novos mundos, as referências a Portugal como bastião da fé e à sua missionação em tantas partes do mundo são paras mim indicações claras que o Papa deseja que Portugal readquira os seus valores missionários, que continue abrir-se a outros povos sem esquecer a Europa à qual – diz Bento XVI – deveis levar o contributo da vossa identidade cultural e religiosa. Disse-o claramente no início da sua homilia no belíssimo cenário do Terreiro do Paço: Ide fazer discípulos de todas as nações, [] ensinai-lhes a cumprir tudo quanto vos mandei. E Eu estou sempre convosco, até ao fim dos tempos (Mt 28, 20). Estas palavras de Cristo ressuscitado revestem-se de um significado particular nesta cidade de Lisboa, donde partiram em grande número gerações e gerações de cristãos – bispos, sacerdotes, consagrados e leigos, homens e mulheres, jovens e menos jovens -, obedecendo ao apelo do Senhor e armados simplesmente com esta certeza que lhes deixou: Eu estou sempre convosco. Glorioso é o lugar conquistado por Portugal entre as nações pelo serviço prestado à dilatação da fé: nas cinco partes do mundo, há Igrejas locais que tiveram origem na missionação portuguesa.
Vi muita emoção no povo português, vi jovens entusiastas da sua fé, vi milhares de crianças a preanunciar um futuro melhor, vi adultos recolhidos em oração, vi um País com vontade de ir buscar forças escondidas para levantar a cabeça e sair desta crise de valores que o atormenta.
Só por isto já valeu a pena este primeiro dia. Mas virão outras coisas mais.como enviado de Deus a Portugal, seguramente terá outras mensagens que não se podem desperdiçar. Vamos aguardar.