Jaime Marques assistiu aos primeiros instantes do Papa, em Lisboa, através da comunicação social. Tinha acabado de chegar do Porto, onde o ambiente é sereno mas de expectativa
Jaime Marques assistiu aos primeiros instantes do Papa, em Lisboa, através da comunicação social. Tinha acabado de chegar do Porto, onde o ambiente é sereno mas de expectativaO missionário apreciou o discurso do Santo Padre, mas também o do presidente da República que considera bem estudado para a ocasião. O sacerdote tinha acabado de chegar do Porto, onde foi levantar a sua acreditação para a concelebração com o Santo Padre, a 14 de Maio. Uma ocasião que aprecia com muita alegria.
Na cidade,há um ambiente calmo, sereno e de expectativa. as pessoas estão nos últimos preparativos. O trânsito está vedado em alguns lugares, mas sem confusões. Toda a gente a correr de um lado para outro, mas ao mesmo tempo, na cara das pessoas percebe-se uma certa serenidade e alegria, conta Jaime Marques.com excepção de uma ou outra voz discordante, o povo está feliz com apassagem do Papa pelo Porto.
a visita – diz – é muito importante, tanto para a Igreja como para a sociedade. Para a Igreja, porque é o Pastor que fala. Para o nosso país, porque na situação em que nos encontramos, Bento XVI pode dar uma palavra de esclarecimento, uma palavra encorajadora, explica. Ele vem a Fátima falar para a Europa e para omundo, comoquem fala a uma criança para atingir a mãe, recorda. O missionário a trabalhar em Águas Santas confessa: Tenho muita esperança nesta visita.
Quando se encontrava em Roma, Itália, cruzou-se, diversas vezes, com Joseph Ratzinger na praça de São Pedro, mas nunca chegou a falar com ele. Considera-o um filósofo, um teólogo, um grandíssimo pensador e portanto um homem menos comunicativo. Há de facto um contraste entre Bento XVI e o anterior Papa, João Paulo II, evidenciado quer pelos fiéis, quer pelos meios de comunicação social. Contudo, Jaime Marques afirma: Eu penso que o povo já está mais consciente de quetem um carácter diferente e, portanto, a visita também reflecte essas diferenças. Mas, é muito respeitado por todos, acrescenta.