«é com profundo júbilo que, em meu nome e em nome de todo o Povo Português, dou as boas-vindas a vossa Santidade, no início de uma visita plena de significado para Portugal»
«é com profundo júbilo que, em meu nome e em nome de todo o Povo Português, dou as boas-vindas a vossa Santidade, no início de uma visita plena de significado para Portugal»Portugal reconhece o papel da Igreja Católica e respeita e apoia o serviço inestimável que presta à sociedade. Um serviço que quero, de forma solene, na presença de Vossa Santidade, agradecer, sublinhou Cavaco Silva, no discurso de boas-vindas, no aeroporto de Figo Maduro. O chefe de Estado e esposa, bem como o cardeal patriarca de Lisboa, José Policarpo, foram as personalidades que cumprimentaram o Santo padre, ainda na passadeira vermelha.
Cavaco Silva disse ao chefe de estado do Vaticano que o país que vos acolhe é um Portugal livre e plural, cuja identidade se deve a múltiplos contributos, e que se rege pelos princípios da promoção da dignidade da pessoa humana, da justiça e da paz. É em tempos de incerteza que põem à prova a solidez das convicções e a força dos laços que unem as comunidades, salientou Cavaco Silva, que Bento XVI chega a Portugal.
Os homens precisam de quem traga uma mensagem de esperança à sua sede de justiça e de solidariedade, acrescentou o presidente. E garantiu: Os portugueses vão escutar-vos, em Lisboa, em Fátima e no Porto.