é hora de receber o Santo Padre. Falta muito pouco para a chegada de Bento XVI, a Portugal, marcada para as 11 horas, em Lisboa
é hora de receber o Santo Padre. Falta muito pouco para a chegada de Bento XVI, a Portugal, marcada para as 11 horas, em LisboaTinha que ser! Com sol ou com chuva, com nuvem ou sem nuvem, o Papa tinha de vir. Estava programado por Roma e Roma não volta atrás. Já os antigos diziam: Roma locuta est, causa finita est. Em bom português significa: Se Roma disse está dito. Não se fala mais no assunto.
Para que isso fosse verdade e levado a sério também hoje, desde há semanas, que os bons técnicos e os construtores de altares se afadigam a reinventar e erguer estruturas que até é pena – dizemos – durarem só um dia. O mesmo sucede com os construtores de cálices e patenas douradas, as tecedeiras e bordadeiras de recamos para enfeitar as vestimentas do Papa e cobrir e recobrir altares e mesas acessórias, os tecelões de passadeiras dos tons mais fantasiosos e das cores mais garridas.
O presidente da república a estudar o seu discurso, o governo, os polícias e guardas republicanas a combinar o trajecto e a condicionar o trânsito, a vigiar os talibãs e os carteiristas. Tudo, tudo e mais alguma coisa, para que o Papa possa passar e ter espaço aberto para sorrir, para abençoar e para ouvir os vivas e ver os lenços a acenar. E para que a festa seja total, também nós daqui gritamos: Bem-vindo sejas a Portugal!.