No total, 114 mil pessoas estão refugiadas no Congo ao longo do rio Oubangui. O aCNUR volta a poder assistir populações de uma zona remota
No total, 114 mil pessoas estão refugiadas no Congo ao longo do rio Oubangui. O aCNUR volta a poder assistir populações de uma zona remotaCerca de 35 mil refugiados voltam a ter assistência humanitária após a suspensão de medidas de segurança, na região do rio Oubangui. as equipes do alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (aCNUR) recuperaram o acesso à região fronteiriça da República do Congo. Lá se encontram milhares de pessoas que fugiram dos violentos conflitos na província do Equateur, no noroeste do país vizinho, república Democrática do Congo.
as equipes do aCNUR procederam a uma avaliação do número de novos refugiados. Efectuaram também o tão importante processo de registo individual dos refugiados. No total, a região acolhe 114 mil pessoas, dispersas por 100 localidades nas proximidades do rio. Prestar assistência a tanta gente numa área tão extensa e de difícil acesso torna-se complicado.
Em Março, a organização e outras agências das Nações Unidas viram-se obrigadas a fazer um apelo de urgência. Precisam de 59 milhões de dólares para assegurar os bens primários a essas populações.