Bento XVI desloca-se ao Santuário por ocasião do décimo aniversário da beatificação de Jacinta e Francisco Marto, a 13 de Maio, por João Paulo II
Bento XVI desloca-se ao Santuário por ocasião do décimo aniversário da beatificação de Jacinta e Francisco Marto, a 13 de Maio, por João Paulo IINo Santuário de Fátima, a 13 de Maio de 2000, o então Papa declarou solenemente no início da Eucaristia: Concedemos que, de hoje em diante, os veneráveis servos de Deus Francisco Marto e Jacinta Marto sejam chamados beatos e possa celebrar-se anualmente, nos lugares e segundo as normas do direito, a festa de Francisco e Jacinta Marto, no dia 20 de Fevereiro.
Nesse momento, duas gigantescas bandeiras do Vaticano e de Portugal, que estavam hasteadas na fachada da Basílica, são lentamente substituídas por duas fotos de Francisco e Jacinta. a multidão de fiéis, que até aqui guardava um respeitoso silêncio, aplaude entusiasmadamente os dois novos beatos.
Foi a cura milagrosa de Maria Emília dos Santos, por intercessão de Francisco e Jacinta, que haveria de tornar possível a beatificação. a senhora esteve paralítica durante 22 anos. Depois de novenas sucessivas aos pastorinhos, na noite de 25 de Março, ouviu a voz de uma criança que lhe disse: Senta-te que podes. Depois dos diversos trâmites, o caso foi apresentado a João Paulo II, a 28 de Junho de 1999, que ordenou a promulgação do respectivo decreto.
Os processos de beatificação tiveram início em 30 de abril de 1952, mas, por motivos vários, os processos só foram entregues à Sagrada Congregação para a Causa dos Santos, em Roma, em 3 de agosto de 1979 (o do Francisco) e a 2 de Julho do mesmo ano (o da Jacinta).
a mesma congregação aceitou como Postulador das causas dos videntes de Fátima, em Roma, o padre Molinari, jesuíta, que se dedicou ao desenvolvimento jurídico das causas.como postulador extra urbem , foi nomeado, em 14 de Dezembro de 1979, o padre verbita, Luís Kondor.
a 13 de Maio de 1989 foram publicados os decretos de heroicidade de virtudes dos dois videntes. Foi a primeira vez que a Igreja beatificou duas crianças. Relembre a homilia proferida por Jão Paulo II na cerimónia de beatificação e veja este e este vídeo daqueles momentos.