«Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz», lê-se em São João. «Não deixeis que o vosso coração se perturbe ou tenha medo. Vou partir, mas voltarei para junto de vós»
«Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz», lê-se em São João. «Não deixeis que o vosso coração se perturbe ou tenha medo. Vou partir, mas voltarei para junto de vós»acho interessante um pequeno vídeo de 20, chamado Filha Prendada. Mostra-nos uma menina de uns seis anitos que gostava muito de ajudar a mãe na lida da casa, especialmente em lavar a louça. Um dia, a mãe ouviu o costumado barulhozito. Pé ante pé, veio até à porta da cozinha, encostou-se ao umbral, cruzou os braços e ficou-se a contemplar a filha, que, de costas para a mãe, lá estava na tarefa de lavar. Um sorriso de carinho espelhou-se na face da mãe, até ao momento em que a filha se voltou para a direita para depor o último prato lavado no tabuleiro. O sorriso da mãe tornou-se espanto ao ver que a mocita acabara de lavar o…computador portátil dela.
Lá na terreola onde eu nasci, uma coisa que nos tocava os corações eram as prendas. a prenda era um presente, geralmente maneirinho, delicado que significava um mundo de carinho que muito ultrapassava o seu valor material. Por exemplo, a uma menina que fazia a Primeira Comunhão dava-se um lencinho de linho branco em que se bordara à mão uma flor bonita, um passarinho, o nome dela… Pela ocasião da minha Crisma, a prenda que o meu padrinho e madrinha me deram foi, digamos, maior e muito agradecida: umas calças, dom precioso nesses tempos.
através da história, a humanidade desenvolveu a arte das prendas ou presentes: nos aniversários, como do casamento; nos dias de anos; pelo Natal; e em muitas outras circunstâncias. Deus entrou, por assim dizer, nesta nossa maneira de pensar, antes mesmo de criar a humanidade: a todos deu os presentes do mundo, o universo com todas as suas belezas, a maravilha que é o nosso mundo. Depois, com uma aliança solene, prendou’ o seu povo com uma terra e ajudas especiais. E o seu povo prendava’ o seu Deus com a observância dos Mandamentos e com várias espécies de sacrifícios. Mais tarde, a prenda de Deus à humanidade superou tudo o que se podia imaginar. Deu-nos Ele o seu próprio Filho. Jesus. E entregou-O à morte para nos dar a felicidade da alegria eterna na sua/nossa casa: o céu.
Jesus Salvador também nos deu uma prenda muito especial que nós, católicos, amamos e saudamos de maneira especial: a sua própria Mãe. Durante o mês de Maio, sentimo-nos contentes em prendar’ a nossa Mãe celeste, ao dizer-lhe: Ó Senhora minha, ó minha mãe, eu me ofereço todo a vós… eu vos consagro os meus olhos, os meus ouvidos, a minha boca, o meu coração e inteiramente todo o meu ser. Dons de Deus, como o seu próprio Espírito Santo, a Eucaristia.
No evangelho de hoje Jesus prenda-nos com a preciosidade da Paz. a sua Paz que medra no campo da justiça. Mas justiça à maneira de Deus. Cristo ensinou-nos a sermos, cada um e todos, prendas’ uns para os outros. E, concluiu Jesus: Disse-vos estas coisas para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja completa (João 15,11), outra prenda d’Ele. agradeçamos-lhe também pelo seu Vigário, o papa Bento XVI, e pela vinda dele como peregrino do Senhor ao meio de nós.