a afirmação é de um português, jornalista do Vaticano. Espera que a visita do Papa, a Portugal, traga a todos confiança, optimismo e esperança
a afirmação é de um português, jornalista do Vaticano. Espera que a visita do Papa, a Portugal, traga a todos confiança, optimismo e esperançaantónio Pinheiro, jornalista da Rádio Vaticano, considera que a visita de Bento XVI a Portugal tem um grande significado pastoral, doutrinal e espiritual. O Papa, nas suas deslocações, tem sempre uma particular atenção à situação da sociedade que visita, às problemáticas que a marcam, às características que a definem, afirma à Fátima Missionária. a sua presença em Portugal, nos próximos dias, pode ser uma oportunidade para todos, católicos e não católicos. O combate à pobreza, a solidariedade com base na justiça, a mudança de comportamento face ao consumo e usufruto dos bens comuns, e a defesa dos valores fundamentais da vida e da família são aspectos que poderão ser aprofundados.
Será também uma oportunidade para dar um impulso à dinamização das estruturas da Igreja. Nomeadamente, no que se refere à necessária aproximação às circunstâncias concretas dos tempos em que vivemos, para que seja referência permanente e segura da mensagem de Cristo, declara antónio Pinheiro. O jornalista acrescenta ainda: Como português, gostava que levasse para a vida de um Portugal vergado’ a confiança, o optimismo e a esperança de que todos sentem falta. Considera importante que a mensagem chegue a todos e não apenas a quem tem a bênção de acreditar.