é o nome de uma iniciativa que já salvou centenas de pessoas. Impede que os hospitais e outras entidades de saúde fiquem sem recursos no combate à malária
é o nome de uma iniciativa que já salvou centenas de pessoas. Impede que os hospitais e outras entidades de saúde fiquem sem recursos no combate à maláriaO governo tanzaniano instituiu, com o apoio de empresas de telecomunicações, um novo sistema de gestão das reservas de medicamentos para a malária. O projecto, aparentemente simples, já permitiu salvar muitas vidas, adianta o jornal afrik.com. as entidades de saúde devem informar os seus fornecedores sobre o estado dos stocks, semanalmente e por mensagem.
a iniciativa, SMS pela vida, evita rupturas bruscas de medicamentos tão requisitados pela população. Lançada em 2009, em três distritos do país, já obteve grandes resultados. Cinco meses de experiência bastaram para reduzir de forma considerável a escassez nas reservas dos tratamentos. O governo pretende estender o projectoa todo o território nacional.
Na Tanzânia, a malária assume proporções epidémicas. Contudo, a população tem dificuldade em aceder aos tratamentos. a doença, transmitida por um mosquito, causa mais de um milhão de mortes, todos os anos, no mundo. a grande maioria ocorrem na África Subsariana, da qual a Tanzânia faz parte. a 25 de abril comemorou-se o Dia Mundial da Luta contra a Malária.